terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

As pessoas são como são e ponto


Nesses dias que se passaram andei pensando em porque de nos decepcionarmos tanto com as pessoas. A primeira descoberta que tive ao pensar sobre esse assunto foi que a culpa é totalmente nossa. E aqui eu começo. Nossa tendência é idealizar as pessoas, é esperar delas atitudes e falas que gostarias que tivessem. Desejamos que elas se relacionem conosco da maneira que queremos. E se elas não correspondem as nossas expectativas, ai começamos os nossos mais lindos estúpidos julgamentos e colocamos um rótulo dizendo que tal não presta e que tudo que sabem fazer é nos magoar. E em momento algum paramos para pensar que este é apenas o jeito delas. Na verdade, é isso, cada um tem um jeito. Ninguém é igual a ninguém.
           Por exemplo, existem namorados(as) que adoram sair com os amigos e bater um papo depois de um dia longo, ou uma semana difícil. Ou até mesmo querer ficar a sós. Essa é a maneira destes de relaxarem. Encontrar a paz depois de alguns dias cansativos. O problema começa quando o parceiro(a) interpreta isso como falta de amor, ou, que os amigos são mais importantes. Mas quando temos a consciência de que cada um tem o seu jeito e que tais hábitos não são pessoais, ai tudo bem. Temos que aprender que o amor em qualquer relacionamento, não deve extinguir a individualidade de cada um.
    Muitas vezes, nos machucamos quando amamos por não percebermos a verdadeira essência do outro. Toda diferença que existe entre nós e a outra pessoa não significa divergência, apenas maneira de cada um viver a vida. Você não pode esperar que um limão seja doce porque essa não é a vocação dele. E o fato dele ser azedo não é para te magoar, te machucar. Então aprenda amar as pessoas como elas são. E escolha pessoas para conviver que irão te aceitar e amar da maneira que é.

“Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência para que a vida faça o resto.”  (William Shakespeare)

(Laís Feliciano)