segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

À quem eu nunca terei, meu amigo, meu amor



"O ideal do amor é a amizade em excesso." (Aristóteles)

Não existe amor errado. O amor é sempre certo. O amor tem sempre a razão, ele nunca está errado. O problema somos nós que o colocamos de formas erradas e confusas. Já me confundi e me deixei enlouquecer com o amor. Às vezes ele me faz sofrer, talvez por meu amor ser errado. Mas eu já disse, o amor é sempre certo. Então o que há de errado comigo? Tenho a capacidade de amar as pessoas de forma romântica, independente do gênero. Sou sempre romântica. Será esse o meu problema? Talvez.. Eu não tenho certeza da resposta. Aliás, nesse momento não tenho certeza de nada. Como posso ter certeza se o amor rodeia meu coração, e minha mente está possuída por um amor incondicional? Não tenho espaço para pensar em nada, não agora.
Com tantas dúvidas, tantas perguntas sem respostas eu só sei de duas coisas. De duas eu tenho certeza. Tenho certeza que te amo, ah sim, eu te amo. E outra, no meio dessa confusão toda, tenho certeza que ao te amar nada é como a matemática, ou seja, exato. Com tantos covardes no mundo, eu consegui me entregar, ser corajosa e falar. Se é que devo me orgulhar disso. Mas por favor me diga, tenha a coragem que tive e me diga. Se não há mais a gente, me diga! Estou implorando. Caso não exista mais ‘nós’, irei embora. Não há motivos que me faça ficar e não querer ir embora. As pessoas não têm idéia de como ouvir um ‘não’ é libertador para quem vive um amor não correspondido. Certamente essa resposta não é a que queremos ouvir, mas é o que precisamos ouvir para seguir em frente e nos permitir viver outra vez a alegria que vivia.
Nesse momento não me importa se isso que sinto é amor, se é amizade, ou se não é nada. Não estou olhando para isso, estou olhando para o momento em que te perco. Estou relembrando a cena em que te perdi. Ah, foi por medo de perde que eu perdi. Estava tão assustada que acabei colocando para fora minhas dúvidas, te dei a certeza de um amor que não passa de um amor exorbitante. E agora apesar de te amar eu desejo que esse amor não exista, que não exista meu amor por você. Como não pude enxergar que você estava ao meu lado e isso bastava? Como? Existia alegria, carinho e gosto pela companhia. De certa maneira nos pertencíamos, de forma que não nos comprometemos. Mas nos pertencíamos, éramos nosso.
Quando paro para pensar, concluo que o que tínhamos era amizade. Pense você também! E se fosse amor, seria exatamente tudo igual. Nada mudaria para mim. Sabia? E se realmente fosse amor, eu o esconderia para não ter que magoar ninguém, para não ter que acabar com o que temos, ou o que tínhamos.  O amor seria apenas um silêncio e um pequeno espaço na tua vida onde eu ainda poderia viver. Há várias palavras e frases que posso me dizer agora para confortar minha dor. E há vários motivos para me convencer a ficar e a ir embora. Fico confusa. Então enquanto estiver perdida nos meus pensamentos ficarei distante. Ficarei em um lugar onde não exista você e tão pouco meus sentimentos por você. Mas eu voltarei, assim que eu puder chamar o que sinto por você de amizade. Quando isso for uma certeza eu irei te procurar. Voltarei assim que tudo for uma certeza para você e para mim. Mas até lá eu quero que você me espere, quero que haja como se eu nunca tivesse partido. E se talvez eu não voltar, você saberá que o que sinto ainda não mudou, que ainda estou perdida e confusa. Mas eu lutarei, vou buscar um meio de recomeçar do zero, de começar uma vida feliz sem ter o teu fantasma me assombrando. Não que eu não tenha uma vida feliz, sim, eu tenho, o que não tenho é uma vida feliz ao lado de alguém. E é isso que eu buscarei, uma vida feliz ao lado de alguém. Então, até logo, my friend, que seja assim. Ou, até nunca mais, meu amor.

"Isto não é um adeus. É apenas o caminho que o amor segue quando as palavras não são mais quentes o suficiente para afastar o frio." ( Train - This ain't goodbye)

(Laís Feliciano)