quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma relação de amizade


Estava pensando na amizade, e gostaria de definir ao máximo que puder. Então, como estava pensando cheguei a seguinte conclusão: Para existir amizade é preciso existir estima, afeição, uma dedicação recíproca, simpatia pelo outro(a), apego, benignidade, complacência, comprazimento, condescendência, fraternidade, ternura... E por aí vai. Quando você tem uma amizade com alguém, você tem um relacionamento com essa pessoa. Vocês não se tocam, não se beijam, mas vocês se amam, e esse amor pode ser demasiado tanto quanto se fosse por seu parceiro(a).
Essa relação amigável é perfeita, é maravilhosa, mas se for realmente uma amizade. E eu digo realmente uma amizade no sentido de ser verdadeira. Não uma coisa fake. Essa relação é uma das mais lindas que já experimentei, mas também é um relacionamento muito complexo. Sim, é complexo demais. Você conhece sua amiga(o) tão bem quanto a mãe dela, se é que a mãe conhece realmente. Mas enfim, você conhece e sabe todos os defeitos, erros, manias, gostos... E muitas das vezes o jeito dela(e) não te agrada, não condizem com o que você é e mesmo assim você a(o) ama. Mesmo com tudo você está ali ao lado e nunca abandona esse sentimento, essa relação.
Mas amizade não está ligada só a isso, amizade tem aquela coisa de DR (discutir a relação) também. Existem brigas e até aquelas em que o pau quebra muito sério. Mas isso não significa algo ruim. Ah, claro que não. No meu ponto de vista isso é lindo, é muito bom. Faz bem para a relação. E eu não estou louca. Pense comigo! Se estiver sempre tudo bem, mesmo quando você sabe que tem algo errado, mas ninguém se pronuncia a dizer nada, a colocar os pontos nos is, isso é BEM estranho. Isso é praticamente um ‘to nem aí’ canoro e amizade não é um ‘to nem aí’. Amizade é aquela coisa quente, é uma relação forte, intensa. Discutir não é ruim, é assim que se encontram soluções. Onde há uma suposta amizade e não há discussão, não há amizade coisa nenhuma. O que há é falsidade. Sim, F-A-L-S-I-D-A-D-E. Porque um dos indivíduos prefere ficar sem demonstrar sua insatisfação, prefere esconder a verdade e assim meu bem, com verdades encobertas, não há amizade.
Quando há amizade, não importa as discussões, não há briga que acabe com uma amizade. A não ser a falsidade. Mas fora isso, podem se passar horas, dias, semanas, meses ou anos. Quando um dos dois se encontrarem, resolverem voltar estará tudo bem, o amor será o mesmo e os dois estarão de braços abertos para se receberem como se nunca tivessem brigado.

“A amizade é um amor que nunca morre.” Mário Quintana

(Laís Feliciano)